Reformada, Creche Vovó Cabocla retoma as aulas em Canavieiras
A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Obras e Transportes, concluiu a reforma e a ampliação da Creche Municipal Vovó Cabocla, localizada na rua Helena Chaves, bairro Sócrates Rezende. Com a obra, a creche agora conta com mais mais duas salas de aula e um novo parque infantil, além da readequação da cozinha e da secretaria, atendendo 120 alunos de zero a três anos.
As aulas tiveram início na terça-feira (28) e para apresentar local aos pais, a equipe pedagógica da Creche Vovó Cabocla realizou, na segunda-feira (27), uma reunião com os pais dos alunos, no sentido de discutir o papel da família na vida escolar da criança. Segundo a coordenadora pedagógica Jamile Costa Amorim, a creche e a pré-escola são a primeira etapa da Educação, embora antes venha a educação doméstica.
A diretora Jessiane Nunes explica que uma das salas se transformou em uma brinquedoteca, um espaço onde os alunos podem assistir a filmes, folhear livros de literatura infantil e brincar. Os professores, por sua vez, fazem a leitura das histórias e dramatizam usando fantoches. São atividades lúdicas, criativas, musicais que envolvem aspectos importantes de estimulação motora, cognitiva, afetiva, sensorial e social, bem como o desenvolvimento da Linguagem", explicou.
Para receber os alunos a creche elaborou uma rotina: os pais saem para trabalhar e deixam seus filhos às 7h30min e buscam às 16 horas. "Além da parte pedagógica, nós cuidamos das crianças, que tomam café, banho, almoçam e lancham antes de ir embora", diz a diretora. A Creche Municipal Vovó Cabocla conta com 44 funcionários, sendo 24 professores, que atendem a 120 alunos de zero a três anos.
Para o prefeito Almir Melo, existia a necessidade de adequar essa creche para a demanda da Educação Infantil. "Nós estamos melhorando a qualidade estrutural de diversas escolas de Canavieiras com um grande pacote de obras de infraestrutura. Também estamos investindo muito na capacitação constante dos profissionais da educação, para que os estudantes da cidade tenham sempre um ensino de qualidade na rede municipal”, concluiu o prefeito.